Quando uma empresa nasce é definida a Visão (o que a empresa acha que vai acontecer no futuro), a Missão (o porquê da empresa existir) e os Valores (as regras base de comportamento que norteiam toda a actividade na empresa no cumprimento da sua missão). Depois disto a empresa define os objectivos e com eles a estratégia a seguir. Para conseguir atingir os objectivos a empresa necessita que os seus trabalhadores estejam embuídos de uma cultura própria que identifica a própria empresa. Fica fácil, assim, entender que só implementando, mantendo e desenvolvendo essa cultura se conseguirão os objectivos traçados.
Uma cultura implementa-se e verifica-se pelos comportamentos verbais ou não verbais e pelas evidências de todos os que na empresa trabalham. Para implementar uma cultura de eficácia e eficiência há que respeitar os objectivos dos accionistas, colaboradores e clientes. As organizações estão cada vez mais pressionadas para melhorar a sua eficácia no actual contexto onde desenvolvem as suas actividades. Ao longo dos tempos os grandes desafios das empresas passaram por uma fase de serem maiores, depois para serem melhores e hoje em dia procuram a diferenciação com o que existe no mercado.
Desta forma, a eficiência, inovação tecnológica e a criação de valor económico e social constituem os novos desafios para a gestão das organizações. Saber gerir e reter o talento nas organizações, através das diferentes políticas de Recursos Humanos, é o que garante o desenvolvimento sustentado das pessoas e das organizações.
Ser diferente implica desenvolver os negócios o que não é possível sem um esforço de melhoria contínua a todos os níveis: Ser bom hoje não garante o sucesso amanhã e, por isso, as empresas procuram o desenvolvimento dos negócios que se conseguem através dos colaboradores mais bem qualificados, competentes e motivados.
Saber gerir com responsabilidade social pelas pessoas torna-se, assim, numa exigência, cada vez mais difícil de concretizar.
Neste sentido, uma das formas mais importantes de atingir os resultados consiste na GESTÃO DO DESEMPENHO quer da organização, como um todo, quer dos profissionais que nela trabalham. Esta deve servir, não só para avaliar o desempenho, mas sobretudo para dar espaço ao crescimento profissional no desenvolvimento das competências necessárias.
Por outro lado não se consegue melhorar o que não se consegue medir. Então isto quer dizer que a palavra chave de toda a gestão moderna recai sobre a medição. Uma medição efectiva, válida e aceite por todos tem de ser objectiva de forma a não depender do avaliado, do avaliador ou do momento em que a avaliação é efectuada.